Buscando ser mais competitivo sem prejudicar a rentabilidade? Veja dicas para criar boas promoções sem prejudicar a saúde financeira no comércio!
Uma das tarefas mais difíceis na hora de implementar promoções é garantir que todas as etapas sejam feitas sem prejudicar o controle financeiro, afinal, o objetivo com essas ações é obter ganhos e não perdas.
Felizmente, há, sim, formas de implementar boas promoções, ser atrativo aos clientes e se manter longe de desgastes financeiros, e é isso que vamos te apresentar neste artigo.
Confira agora as estratégias para criar promoções atraentes sem comprometer a saúde financeira do seu negócio!
A importância do controle financeiro no comércio
O controle financeiro é extremamente importante no comércio, pois é a base para a saúde financeira do negócio, já que o setor lida com abundância de operações diárias, e um simples descuido pode significar uma grande diferença entre os dados reais e os percebidos.
Esse controle também é vital para que as decisões sejam efetivas e gerem os resultados pretendidos.
Por exemplo, o controle financeiro permite que os empresários tenham uma visão clara do desempenho financeiro da empresa, identificando pontos fortes e fracos, sendo, portanto, indispensável para a implementação e a análise dos resultados das promoções executadas no comércio.
Como criar promoções no comércio sem prejudicar o controle financeiro?
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Conheça sua realidade financeira
Antes de começar a planejar qualquer ação que impactará o financeiro, é importante ter uma compreensão abrangente tanto de suas despesas quanto de margens de lucro e rentabilidade.
Se os descontos não forem planejados adequadamente, eles podem ter um impacto negativo sobre a lucratividade da empresa, mesmo que aumentem a receita. Lembre-se: não adianta vender muitos produtos se o salto final não cobrir as operações da empresa.
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Seja realista
Antes de criar uma promoção, é importante estabelecer metas que sejam realistas e concordem com a realidade do negócio. Então, para facilitar a implementação das promoções de forma correta, busque responder a questões, como:
- Qual é o objetivo da promoção?
- Qual valor posso comercializar sem prejudicar a margem de lucro?
- Quanto preciso vender para alcançar o objetivo?
Ter um objetivo claro em mente ajuda a visualizar os resultados, mas também a orientar sua estratégia de promoção e garantir que sua promoção seja bem-sucedida, sem imprevistos financeiros no caminho.
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Avalie a rentabilidade do produto
Antes de lançar uma promoção, é importante avaliar a rentabilidade do produto em questão e verificar se a margem de lucro é alta o suficiente para acomodar as promoções sem prejudicar o capital de giro da empresa.
Se a promoção estiver comprometendo a rentabilidade, será necessário reavaliar a estratégia ou encontrar maneiras de reduzir os custos envolvidos na comercialização do produto.
Também é possível repensar em promoções mais realistas. Por exemplo, é possível estudar o seu público-alvo e entender que tipo de promoção seria mais atraente para eles.
Pode ser um desconto percentual, uma oferta “compre um e ganhe outro” ou até mesmo um brinde.
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Use a sazonalidade a seu favor
Utilizar a sazonalidade é uma ótima oportunidade para criar promoções temáticas e ser mais competitivo, como oferecer descontos em produtos de inverno no final da temporada ou criar pacotes especiais para datas comemorativas.
O ponto positivo de utilizar a sazonalidade para criar promoções é que tudo pode ser planejado antecipadamente, dando oportunidade para estudar melhor o mercado e sua realidade financeira e se tornar ainda mais efetivo no processo.
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Monitore o desempenho das promoções
Assim que a promoção for lançada, é importante monitorar o desempenho. Apesar de todo o planejamento e ações passadas, o mercado é dinâmico, e uma simples mudança não percebida pode ser catastrófico.
A análise contínua dos resultados permitirá que você ajuste sua estratégia, se necessário, e avalie se a promoção foi bem-sucedida em atingir seus objetivos.
Existem diversas métricas e indicadores que podem ser utilizados, o ROI pode ser um ótimo aliado para o seu comércio nessa tarefa.
Veja o que falta para você ser 100% efetivo na implementação de suas promoções!
É importante estar sempre atento às necessidades do seu negócio e dos seus clientes para poder criar estratégias eficazes que atendam às necessidades de ambos.
O ponto-chave para uma boa estratégia é garantir uma via de mão dupla, onde todos se beneficiem.
Portanto, mantenha sempre um controle financeiro rigoroso e uma visão clara de seus objetivos comerciais para criar promoções atraentes e bem-sucedidas.
Se você sentir dificuldades nessa tarefa, a Exaata pode te auxiliar e apresentar o diferencial para que sua estratégia de promoção seja bem-sucedida.
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